O prazo final para os candidatos que têm direito a não pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2). O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período em 25 de abril, e os pedidos devem ser feitos via internet, na Página do Participante do exame, utilizando o login do Gov.br.
Aqueles que participaram do Enem do ano passado com gratuidade na taxa de inscrição, faltaram aos dias de prova e desejam fazer novamente o exame de forma gratuita também devem respeitar o mesmo prazo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que a justificativa de ausência deve ser realizada na Página do Participante.
O MEC prevê a isenção da taxa para aqueles matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública, que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e membros de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e participantes do programa federal Pé-de-Meia.
Diversas condições são aceitas como justificativa para ausência nos dias do Enem de 2024, como assalto/furto, acidente de trânsito, morte na família, maternidade e paternidade, entre outras situações.
O resultado da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025 será divulgado em 12 de maio. Mesmo com a isenção confirmada, o estudante precisará se inscrever no período especificado no edital do Enem 2025. Aqueles com pedido negado podem recorrer entre 12 e 16 de maio, com o resultado final das contestações em 22 de maio.
Os participantes que não solicitarem recurso ou tiverem o pedido de isenção negado deverão pagar a taxa de R$ 85 para participar do Enem 2025. O exame, ao longo de mais de duas décadas, se tornou fundamental para acesso à educação superior no Brasil, por meio do Sisu e do Prouni, além de ser utilizado em processos seletivos de instituições privadas e de outros países.