Pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta sexta-feira (30) mostra que a desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu 3,6 pontos percentuais em 1 mês. Foi de 50,1%, em abril, para 53,7% agora.
É, numericamente, a maior taxa de avaliação negativa do presidente registrada pela empresa desde janeiro de 2024. Antes, o ponto mais alto da curva havia sido em março deste ano, quando atingiu 53,6%.
A aprovação ao petista recuou 0,7 ponto percentual –de 46,1% para 45,4% em 30 dias. Outros 0,7% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada por Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel. Os dados foram coletados de 19 a 23 de maio de 2025. Foram entrevistadas via questionários on-line 4.399 pessoas. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO
A AtlasIntel também questionou os entrevistados sobre como avaliam o governo petista. A maioria dos entrevistados (52,1%) disseram avaliar o governo do presidente Lula como ruim/péssimo, enquanto 41,9% disseram ser ótimo/bom. Os que consideram regular são 6%. Outros 0,1% não souberam responder.
As curvas do gráfico mostram um cenário próximo ao da aprovação ao presidente, com alta na taxa negativa. Porém, diferentemente da percepção sobre o chefe do Executivo, a avaliação do governo também registrou uma alta na taxa de ótimo/bom em 1 mês.